Will & Will - John Green e David Levithan

Título original: Will Grayson, Will Grayson
Autores: John Green e David Levithan
Editora: Galera Record
Número de páginas: 352
Classificação: 4/5

Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.
Gente, eu nunca vi um resumo que falasse tão pouco sobre o livro e tão mal, de verdade. Muito confuso, tanto que inicialmente, com esse "um nome, um destino" na capa eu achei que os dois Will's que iriam se apaixonar um pelo outro, e não é isso que acontece, e no resumo "estão prestes a embarcar em uma aventura de épicas proporções" parece que os dois vão interagir muito durante o livro e tal, e também não é nada disso rs.

A história é mostrada sobre a perspectiva dos dois Will's (vou chamá-los de Will 1 e Will 2 segundo a ordem em que eles aparecem na história), sendo o Will 1 escrito pelo John Green e o Will 2 pelo David Levithan, um capítulo de cada.

Will 1 tenta viver sua vida segundo duas regras, que são algo como: 1- não fale nada e 2- tente não ligar muito pra nada. Apesar de ser bem introvertido ele (em seus pensamentos) é muito engraçado e irônico, me diverti muito com ele e com certeza dei muita risada. Ele acredita que todas as coisas ruins que aconteceram em sua vida foram consequência de quebrar uma dessas duas regras. Ele tem um melhor amigo, Tiny Cooper (um dos meus personagens favoritos de todos os tempos), que é espetacularmente gay e não está nem aí pro que os outros pensam dele. Tiny é um gigante de 1,98m (observem a ironia do nome Tiny, que é um adjetivo pra "pequeno" em inglês rs) com um coração tão grande quanto ele. Ele tem uma personalidade incrível (apesar de ser totalmente egocêntrico) e as minhas falas preferidas são 95% dele.

Will 2 é depressivo, inclusive toma remédios tarja-preta, e o mais próximo de um amigo que ele tem é Maura, sua vizinha que ele parece odiar e suporta por obrigação, o que contribuiu pra que eu não gostasse dele de início porque ele sempre me pareceu muito cruel com ela e eu acho que se você não gosta de uma pessoa perto de você, é melhor dizer pra ela do que iludí-la. O único motivo pra Will 2 não ter desistido de viver é Isaac, que ele conheceu online há algum tempo e se apaixonou, e parece que o sentimento é recíproco.

Por uma coincidência do destino os dois Will's acabam se encontrando em uma sex shop e se conhecendo, e como Will 1 e Tiny são um pacote fechado Will 2 acaba conhecendo-o também, e aí a história começa de verdade!

"— Ela é maravilhosa.  
— Como você pode saber? 
— Eu sou gay, não cego."

Um pequeno spoiler, mas não posso deixar de comentar (se não quiser ler, vá para o próximo parágrafo): nunca torci tanto por um casal como torci por Tiny e Will 2, de verdade, e olha que eu já li A Culpa é das Estrelas com Gus e Hazel e acho que já li mais romances do que qualquer outro tema.

Gostei muito do livro, só não dei 5 estrelas porque antes de os dois Will's se encontrarem eu estava achando a história muito arrastada. Uma coisa que não necessariamente me incomodou mas achei desnecessário: nas partes do Will 2 tudo no livro é com letra minúscula, t-u-d-o, e me parece que foi pra diferenciar os dois mas gente??? Os dois personagens são bem, BEM diferentes, basta prestar um mínimo de atenção, mas parece que nem isso foi o suficiente porque vi vários dizendo que leram o livro todo e não perceberam que eram dois personagens ou não sabiam qual era qual. Não acredito que uma pessoa dessas realmente LEU o livro, só passou os olhos pelas páginas porque não faz sentido.

"se você continuar se concentrando no porquê de tudo ser tão difícil pra você, nunca vai perceber como poderia ter sido fácil."

O livro fala de amor de todos os tipos e formas e de como elas são igualmente importantes e melhoram nossa vida, de amizade, companheirismo, como o perdão é importante e muitos outros temas fofos Vale muito a pena ler, recomendo! Beijo e até a próxima resenha!

Um comentário:

  1. Muito boa a resenha e é exatamente isso. E bom, eu achei o Will do David muito chato (ser depressivo é ruim, ser chato é outra coisa). Mas eu gosto do livro, adoro o Will 1 (amo John Green), ele é engraçado e acho ele super fofo. É um excelente livro pra rir e descontrair!


    Se alguém que realmente tenha lido, não percebeu as diferenças entre Will e outro, tá de brincadeira mesmo. É super óbvio!


    Mas eu vez, parabéns pela resenha! :)

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante pra nós.